quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

C INTENDE OQ ESCREVU PQ RI?


Quantas vezes você já deve ter visto isso, em panfletos, jornais, e até em programas de televisão (fica o Mais bobo... mostrando um video, cheio de erros de português em muros, placas, etc... E aquelas vozes ridículas de fundo)...

O Tempo que você perde dando audiência para um programa desse, você poderia por exemplo, está vendo um canal que apoia a cultura... Vamos ir pela base, qualquer um já deve ter ouvido "Cortar o mal pela raiz"

Tal que... Se a pessoa escreve errado, pode ser que ela tenha dificuldade em aprender ou não teve uma boa escolaridade, se ela não teve uma boa educação (aprendizado a escrita nesse caso)... É porque o investimento do país na educação é lamentavel (mas a televisão digital está em alta... lamentavel)... A culpa não é só do governo, é de todos nós, é ridículo achar que a criança só aprende na escola, com os amigos e familiares... Já foi esse tempo, com a inclusão digital, qualquer pessoa que tem acesso a internet, tem em suas mãos, "Todo conhecimento do mundo".

Não sou a favor da banalização do Português, até porque me diverto bastante, quando vejo um post, em algum fórum do tipo...

"vc escreveu espaço com dois s, hahahahha" (levando em consideração que o coitado está corrigindo o outro, sem começar a frase com letra maiúscula, usando o "vc" e não finalizando com um ponto, para dar sentido a frase) Será esta uma forma de ensinar errando?

Sou estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, respeito o seu ponto de vista, você não precisa respeitar o meu, estou apenas dizendo meu ponto de vista...

Creio que, o mais importante, não é a forma que você escreve, uma comunicação entre duas ou mais pessoas o importante é passar uma mensagem e a outra pessoa entender... É tão simples, você pode escrever PIZZA, PITIÇA, π zza (sim, o simbolo PI em conjunto de zza), PITSA... Que eu, e qualquer pessoa pode entender (o PIZZA com π talvez não...)

Penso no seguinte, perdemos muito tempo rindo das pessoas que escrevem errado, poderiamos investir esse tempo, ensinando... "Olha, é assim que escreve tal palavra"

Agradeço de coração a duas amigas Marcela Pena e Monique Campos, que sempre me corrigem com a maior boa vontade e educação... Não sou bom em português, e esse post não é para defender o "porque sou ruim", é apenas um ponto de vista, que creio que vale a pena dar um pouco de atenção.

Gosto do inglês porque não tem "acento" nem "ç"... Mas o português está melhorando, depois de anos... Não preciso mais me preocupar com a idEia de colocar acento em ideia, ou muito menos trema... ou ha ha ha, acento em leem, veem, voo... Quem gosta de foto, pode fazer um autoretrato sem se preocupar.

Historiadores dizem que o Latim era um idioma universal, se isso for verdade, imagina o quanto era bom... Você poderia ir para qualquer parte do mundo, e falar a vontade... Qualquer pessoa iria te entender...

O inglês está se tornando uma língua universal, então lhe pergunto? Qual o idioma mais falado no mundo? (ai você me responde com o peito cheio, INGLÉS NÉ).... Errado, a que tudo indica é o Chinês, tem mais chineses no mundo que qualquer americano, e outras pessoas que falam inglés =p)

Voltando ao inglês... Claro que seria bom se o inglês ou qualquer outro idioma fosse universal, a comunicação seria 1.000x mais fácil... Mas não confie muito nesses cursos de "Aprenda inglês em um ano". Você que está lendo este post tem o Dobro da Metade de idade, ou a metade do dobro (pode fazer as contas)... E não sabe nem o nosso idioma, quanto menos aprender outro em um ano... Quando eu digo você (quero dizer que, creio que apenas 0,1% dos brasileiros sabem o português completo, o significado de cada palavra, e cada regrinha da gramática), também creio que esse 0,1% não está lendo esse blog, se sim... Prazer, Pablo Chaem

Quando eu digo que eu não acredito no "Aprenda inglês em um ano", quero dizer que, é muito fácil dizer I LOVE YOU... Quero ver você dizer... (imagina a cena)

Você está com sua mãe em uma rua de NEW YORK, e sua mãe passa mal... Ai você tem que dizer... (vamos pular toda a cena de ligar ou chamar por socorro, imagina você e sua mãe logo na ambulância) Voltando... Ai você tem que dizer....

"Minha mãe sofre de tal doença... ela tem problema no FÍGADO, por favor não de tal medicamento a ela, a pouco tempo ela teve um INFARTO e tal medicamento ou qualquer outro que conhetenha tal SUBSTÂNCIA pode ser PT (perda total)"

Ho Ho Ho, parabéns se você aprendeu isso no curso de inglês, se sim, pode continuar investindo... Quero dizer que, não fique gruado só no bem bão do I LOVE YOU, viva o melhor, mas pense no pior, saiba usar palavras de URGÊNCIA... Não to falando de I NEED HELP, PLEASEE....

Pode ser muito pior que isso (ai tem o engraçadinho: mas se minha mãe sofre de tal doença e eu fosse pro exterior com ela, eu saberia falar isso tudo ae em inglês... "é um exemplo amigo...")

Voltando a língua universal (inglês), outra coisa que acho bacana é, que qualquer brasileiro que joga um jogo online (global) (ragnarok, call of dutty) sabe um pouquinho de inglês.... por exemplo

Buy, Sell, Trade, Camper, Head Shot... Tudo bem, eles estão jogando em "casa", o idioma é deles, estão em "vantagem", mas o quanto eles sabem de português?

Experimenta entrar em um servidor de Ragnarok ou qualquer outro jogo que tenha bastante gringo, e diga... "QUEIJO COM GOIABADA", você vai ver n's e mais n's de "????" e "INGLESH PLEASE"

Eu nunca fui bem em redação, não porque sou ruim em português, mas sim, porque era para falar do "sol" e eu falava da "poluição", "camada de ozônoio", "efeito estufa", "derretimento das geleiras" ai sim dos "Raios ultra violeta" vindos do "sol", e por fim "o fim do mundo" Tal que eu "distorcia o assunto"...

Como fiz ae, queria falar do "C INTENDE OQ ESCREVU PQ RI?" e acabei falando do Latim, Educação, Idioma Universal...

Espero que aproveite pelo menos um pouquinho do que escrevi, não fique rindo dos erros de português, logo logo a Monique ou a Marcela me ajudam a corrigir... E que tal você ajudar alguém?

Abraços e obrigado pela atenção.

.

4 comentários:

  1. Brincadeiras e risadas à parte(à parte?),pelo que vejo este blog promete.Eclético,o que é muito bem, já que está na interneti,rsrssr,parabéns Mr.Pablo Chaem, isso me lembra, apesar de ter um português sofrível, de uma busca minha no Carrefou, uma Ixória e a vendedora disse , não , essa é Ixória, Ixória não temos não.Vamos aprender,vamos ensinar, vamos "blogar",srsrsr

    ResponderExcluir
  2. Entendo seu ponto de vista, concordo em algumas coisas e discordo em outras. Acho que até por isso o sistema de comentário está ativado. Acho interessante a abordagem de um tema tão discutido e tão pouco resolvido, ainda mais por uma pessoa que se assume "ruim em português". A educação no país está ruim? Há cursinhos gratuitos a dar com pau por aí. Inclusão digital? Acesso universal? Vem quantas dessas pessoas usam esse acesso e essa inclusão pra aprender a falar a própria língua. Uma coisa é corrigir pessoas como você que aceitam o erro e SE corrigem. Outra é dar murro em ponta de faca. Não perco meu tempo com quem não quer aprender (é o único motivo pelo qual aiiiinda te corrijo - e às vezes até as mesmas palavras). E há o lugar e o momento para se escrever certo e "errado" (vc, pq). O post ficou entre ótimo e excelente, a coerência foi excelente, a fuga do tema foi aceitável, já que ainda se encontrava no assunto Português, e o que (como sempre) ainda deixou a desejar foi a gramática. Mas isso, com o tempo, você melhora.
    Eu disse que esse blog iria pra frente!
    Parabéns. (ps.: que vontade de mandar uns "vcs" aqui hahaha)

    ResponderExcluir
  3. Acho que o resto do comentário não apareceu =S

    ResponderExcluir
  4. Ha ha ha, uauuu, isso ae "Mas iso, com o tempo, você melhora"

    E sobre o querer aprender, realmente, dar murro em ponta de faca é bravo... Como li no livro do Warren Buffett...

    "Mudança é uma porta que só abre do lado de dentro"

    .

    ResponderExcluir