quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Photoshop - Uma década de amor e dedicação




Calma engraçadinho =p... Sei que a alguns dias o Adobe Photoshop completou 20 anos, vi dezenas e mais dezenas de sites e blogs, falando "as mesmas coisas" 20 anos, tal tal tal...

Não vou falar dos 20 anos, mas sim, como me apaixonei por esse programa, que cada dia faz mais parte da minha vida... E esta presente na minha vida há 11 anos (se não quiser ler a introdução de algumas mudanças do programa, pule para o parágrafo após os traços em vermelho)

Agradeço Thomas Knoll e seu irmão John Knoll, por ter desenvolvido o programa, a Adobe por ter levado fé no projeto e aprimorado cada vez mais o programa, e ao meu irmão, por ter me apresentado o Adobe Photoshop versão 5.5... Isso mesmo... Versão 5.5 em inglês, eu não sabia nem colocar uma imagem sobre a outra, foi quando vi uma revista na banca, "troque a cor dos olhos, cabelos etc"... Fique imaginando, que da hora... Comprei a revista e aprendi a trocar cores e tirar objetos da foto...

Com a versão 7 foi melhor, bem melhor, era em português, parei com a locura de ficar vendo tutorial na net, e fui entender como o programa funciona... É tão bom ler e entender "Imagem > Girar > Horizontal"

A partir disso usava o Ps diariamente, cada dia aprendia uma função, Filtros, Texto, Imagem, Ajustes etc, etc, etc... Claro que eu precisava de uma "cobaia", agradeço meu irmão mais uma vez por ter me apresentado a Dido (cantora)... Fiz artes e mais artes com a Imagem dela, a música dela me inspira, assim, ouvia as músicas e fazia as artes, nada surreal, apenas efeitos simples...

Com o tempo, fui aperfeiçoando e familiarizando com o Programa, sempre acompanhando o que mudava de uma versão para outra, com a chegada da versão 8 (a Adobe passou a chamar de CS = Creative Suite ou (Chaem Sabe, huahauh)... Nossa a coisa mais magnífica no CS é poder apertar F, seguido de segurar a barra de espaço e passear com a imagem hauhuah.

Com a versão 9 (CS 2)... Uma coisa que revolucionou (eu amo Arquitetura, consequentemente Perspectiva) e Com a Versão CS 2 (só usei a versão 7 em português, depois só em inglês, ver todas as opções em português na v. 7, foi mais que suficiente, hoje uso as versões em inglês, devido a maioria das pessoas que ajudo usarem em inglês). Voltando... A Adobe inclui no Photoshop a opção Vanishing Point (seria o Ponto de Fuga) (seguinte, com dois Ponto de fuga e uma Linha do Horizonte se faz um desenho, ou como disse a Legião Urbana "Fiz carvão do baton que roubei de você, e com ele marquei dois pontos de fuga, e rabisquei meu horizonte"). Voltando... Consiste em ampliar ou diminuir, ou adicionar ou remover objetos em perspectivas) (tem n's opções a mais, mas não vou ficar preso nelas, vou falar só das paixões =p)

Com a versão 10 (CS 3)... Mais uma coisa bonita, Quick Select Tool em conjunto com a Refine Edge (ferramenta de seleção "inteligente" seguido de ajuste na seleção, suavisar bordas, contraste, e por ae vai, magnífica essa ferramenta) (e novo design)

Com a versão 11 (CS 4)... Magnífico... Um carinha inventou o recurso Content-Aware Scale e a Adobe logo o contratou, (consiste em ampliar ou diminuir imagens de forma "inteligente", digamos que tem uma pessoa na imagem com uma praia de fundo, vc amplia a imagem era pra pessoa ser esticada, com essa ferramenta, só o fundo é esticado e de forma "natural", não fica distorcido, lógico que é limitado)... É muito da hora poder aperta R (depois de configurar a placa de video) e rotacionar a imagem, para illustração é perfeito, e melhor ainda, o Refine Edge é Editável)

----------------------------------------------

Agora que contei um pouco de cada versão, vou colocar alguns fatos que o Photoshop está presente na minha vida.

Desde a Versão 7 (de 1999) decide que gostaria de trabalhar com Photoshop... Me dediquei horas e horas por dia... Criei coragem a alguns anos, e dei uma entrevista na televisão local, falando um pouco sobre tratamento de imagem e dizendo que estava faltando oportunidade para Tratamento Digital na cidade (fiz a loucura de deixar os curriculos seguidos de portfólios (ou portfolio) em Gráficas, o que foi uma tremenda "perda de tempo" descobri que gráficas usam - 90% programas Vetoriais (Corel Draw e Adobe illustrator), e 10% de Photoshop (bitmap).

Recebi algumas propostas depois da entrevista, as gráficas, eu disse: não, pois infelizmente na época eu não sabia usar o Adobe Illustrator... E tive a oportunidade de trabalhar em um Estúdio Fotográfico (considerados por alguns o melhor da cidade), não vou citar nome, porque pode dar ibope, mas sempre me esforço para trabalhar com os melhores... Uma vez li que, "Para ser o melhor, trabalhe com os melhores"... E é claro, se esforce, estude, dedique... Como uma professora do colegial me disse uma vez "Se você se contentar com o mínimo, sempre vai ser mínimo"... Não sou ambicioso ao ponto de querer o mundo, mas quero sempre fazer o meu melhor, pois penso grande e em família, e sigo o conselho do Warren Buffett (vou falar muito sobre ele no blog) "Quero deixar uma herança boa para meus filhos, mas não ao ponto deles não precisarem trabalhar"

Aprendi muita coisa de Tratamento Digital no Estúdio Fotográfico... E comecei a estudar fotografia... Entrei na faculdade (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda)

Tive oportunidade de ir a São Paulo e assistir uma Palestra da Adobe, sobre recursos do Photoshop, "foi a melhor experiência profissional que já tive, sim!"

"Pensei... Cara... O cara é pago para falar do programa que mais amo e dedico, que emprego magnífico..."

Sai do estúdio depois de receber uma proposta de trabalhar em uma empresa de web (tudo que era relacionado a imagem)... Foi uma experiência boa, infelizmente a empresa fechou...

A pouco tempo (6º periodo) hoje estou no 7º, tive a oportunidade de administrar uma Oficina de Photoshop na faculdade que estudo, dois dias ensinando um pouco de Ps para as pessoas... Sala para 15 pessoas, e nos dois dias a sala ficou lotada... Foi uma experiência magnífica, descobri que é sensacional dar aula, porém 3 horas é muito pouco.

Desde a chegada do orkut em nossas vidas (digo em nossas vidas, porque é raro um brasileiro hoje em dia não ter orkut), me dedico a comunidade Photoshop - Truques & Dicas, com o tempo virei moderador, e com os anos, proprietário, o dono Zanini (que agradeço eternamente) me deu oportunidade de administrar totalmente a comunidade. Para muitas pessoas, pode não simbolizar nada, mas para min... Cara... AMO Photoshop, amo aquela comunidade, e ser dono dela, só me faz querer ajudar cada dia mais e mais as pessoas... Quando eu era membro (ajudava), quando eu era moderador (apaga spam), e hoje Proprietário, ehuehueh, (mudo a descrição constantemente)

O Photoshop faz parte da minha vida há 11 anos (levando em consideração que tenho 23, ele está presente na "metade" da minha vida)

Amo esse programa, hoje estudo ainda mais os programas da Adobe, graças ao Ps, posso mostrar ao mundo, o que sinto, o que penso, como vejo algo, através de uma arte. Invisto (sim eu não gasto, gasto é quando você não tem retorno)... Como no mínimo 3 revistas mensais sobre Design ou Photoshop, e ultimante estou comprando livros, os ultimos que comprei e recomendo são "História do Design Gráfico - Philip B. Meggs" (se for comprar, não assuste com o preço, veja como investimento) e "Gestalt do Objeto - João gomes Filho"

Atualmente, estou trabalhando em uma boate www.incasaclub.com.br, como VJ (mixagem de video) e criação de Flyers (é muito bom poder colocar as loucuras que imagino em um flyer, logo logo coloco alguns exemplos)

Tal que o conselho é o seguinte... Photoshop abre portas... Principalmente em Estúdio Fotográfico e boas Agência de Publicidade e Design... Mas você tem que ser determinado, saber realmente o programa... Não fique preso nos tutoriais da internet, aprenda as Técnicas e não o plágio...

se quizer uma ajuda, manda um e-mail: rumblecorp@gmail.com

Antigamente eu usava o Ps 9 horas e lia sobre o programa 1 hora... Hoje leio sobre o programa, ufologia, negócios, e qualquer coisa que não tem nada a ver com o cotidiano, e uso o Ps 1 hora...

Photoshop é pura teoria, posso afirmar isso depois de 10 anos de prática... Não decore as funções, tente Entender como funciona cada opção... Sim cada opção, não precisa ser todas hoje, aprenda algo novo todo dia... Aprenda algo novo todo dia (não só sobre Photoshop, sobre qualquer coisa)

Se gostar do programa, vai ser 50%, se amar, vai ser 100%.

Faça as coisas com amor, e as portas vão abrir... Seja paciente, Photoshop é uma terapia...

Escrevi de forma bastante resumida, mas ainda ficou grande, obrigado pela atenção... (logo logo posto mais sobre Photoshop)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário